Batido o martelo: Stemac vem para Nova Santa Rita PDF Imprimir E-mail
Qua, 18 de Maio de 2011 10:22

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, dia 17 de maio, o Projeto de Lei Nº 021/2011, que concede incentivos fiscais à Stemac Grupos Geradores. A matéria foi aprovada por unanimidade. Com o aval do Legislativo, a direção da Stemac anunciou a vinda para a cidade.

Os incentivos à Stemac incluem a isenção do IPTU e ITBI durante 15 anos, além do retorno de 50% do ICMS recolhido à empresa durante 15 anos. Conforme o prefeito, os benefícios são resultado de estudos de impacto financeiro. Em contrapartida, a estimativa de arrecadação do ICMS para o município é de R$ 100 milhões/ano. O valor representa 50% da arrecadação total.

Antes da sessão, o diretor administrativo-financeiro da Stemac, Valdo Marques Júnior, e o arquiteto Roges Malgarin, responsável pelo projeto da nova sede, apresentaram a proposta à comunidade. Participaram, além do presidente da Câmara, Daniel Hoffmann (PPS), e o prefeito Francisco Brandão, os vereadores Zé Rosales (PT), Marli Pires (PP), Luciano Brandão (PP), Édio Bilhalva (PTB), Ildo Maciel da Luz (PT), Edegar Prestes (PTB) e Antônio César Bairros (PDT); secretários municipais e empresários.

No projeto da nova sede, há a previsão de uma área construída de 80 mil metros quadrados – o dobro da atual fábrica, no bairro Navegantes, em Porto Alegre. Segundo Malgarin, a obra deve durar entre 24 e 30 meses. A empresa negocia uma área de 250 mil metros quadrados.

“Não vamos fazer um investimento de R$ 80 milhões aqui para uma implantação provisória. Nossa intenção é nos perpetuar na cidade”, garantiu o diretor. Atualmente, a Stemac emprega mais de 3 mil funcionários – cerca de 2 mil na unidade de Porto Alegre. A empresa detém 67% do mercado nacional na fabricação de grupos geradores. A receita bruta em 2010 fechou em R$ 887 milhões.

O presidente da Câmara, Daniel Hoffmann, comemorou a notícia, que classificou como um momento histórico para a cidade. “A aprovação deste projeto é resultado de meses de trabalho conjunto entre o Legislativo e Executivo”, reforçou, lembrando das várias reuniões ocorridas desde março, quando um grupo de Nova Santa Rita conheceu a unidade da Stemac na Capital gaúcha.