Filho de Jacy Silveira de Vargas e Araci Pinheiro de Vargas, nasceu no dia 22 de setembro de 1961, em Porto Alegre, mas viveu a infância, adolescência e parte da fase adulta em Canoas.

Casado com Rita de Cássia, tem dois filhos (Karine e Alexsander Vargas), uma nora, duas netas e dois enteados (Halysom e Victória).

Começou a trabalhar desde cedo, tendo atuado em diversas empresas e como microempreendedor por dois anos.

Veio para Nova Santa Rita aos 33 anos, quando passou no concurso público para motorista da Prefeitura Municipal. Iniciou sua atividade profissional na Secretaria de Obras, onde ficou até setembro de 1995, quando foi transferido para a Secretaria da Saúde. Em 2013, ingressou na Secretaria de Assistência Social, sendo nomeado coordenador do SINE. Depois de garantir importantes avanços como a inauguração do primeiro Posto de Identificação para confecção de Carteiras de Identidade, ampliação operacional e aquisição de mobiliário no SINE e pactuação para realização de cursos pelo PRONATEC, retornou à Secretaria da Saúde, onde está até hoje. São mais de 20 anos de serviços prestados à comunidade de Nova Santa Rita.

Chegou a cursar a Faculdade de História, que trancou por não se identificar com o curso; e a Faculdade de Direito, que mesmo gostando, cursou apenas um semestre e meio e desistiu por falta de estrutura financeira.

Ingressou na política nas eleições municipais de 2008, quando disputou uma cadeira no Legislativo pela primeira vez. Em 2012, concorreu novamente e ficou como 3° suplente do PDT. No Pleito de 2016, concorreu pelo PTB e foi eleito com 346 votos.