Rodrigo é casado e pai de uma filha, reside no bairro Berto Círio e é universitário do curso Tecnólogo em Logística.
Filiado ao PT, concorreu a vereador pela primeira vez nas eleições de 2012 e conquistou 262 votos, ficando na 2ª suplência do partido. Na última eleição, foi eleito com 461 votos.
Com atuação em diversos segmentos da sociedade, foi coordenador da Comunidade Católica Nossa Senhora de Lurdes (Berto Círio) em 2014 e 2015, parceiro e apoiador da Pastoral da Criança, delegado de Nova Santa Rita no Processo de Consulta Popular e colaborador da Defesa Civil.
Foi coordenador municipal de esportes por dois anos e reativou as atividades esportivas com a promoção de campeonatos de futebol de campo, futebol sete, futsal e diferentes competições de skate.
Neste período, sempre teve a preocupação de contemplar as mulheres, crianças e veteranos com a promoção de atividades esportivas. Entre as ações desenvolvidas está o apoio à participação de uma equipe de Nova Santa Rita em duas edições do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino e o Projeto Amigos do Esporte, que oferece aulas de taekondo para mais de 200 crianças.

Destaque também para a instalação de academias de esporte ao ar livre, incentivo aos Jogos Escolares, realização do 1º Passeio Ciclístico e a participação de atletas de Nova Santa Rita em competições regionais e estaduais como o Bolamar.